quinta-feira, 3 de julho de 2008

O CASO GAY 2: "IT'S A GIRL!"

Nasceu a 29 de Junho de 2008, do sexo feminino e filha do primeiro homem, que se tenha conhecimento, a dar à luz uma criança. Thomas Beatie, o nome do feliz pai parturiente.
(http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Beatie#Pregnancy_among_intersex_and_transgender_people)

Para muitos pode parecer estranho.
Muitos acreditarão que o sexo dum ser humano está determinado logo desde o início do seu desenvolvimento, já mesmo enquanto embrião. Não. O embrião é dotado de rudimentares orgãos genitais indistintos na sua morfologia determinante do género.
Pode assim dizer-se que todos nascemos com ambos os sexos. Potenciais hermafroditas. Os orgãos genitais vão tomando a sua forma definitiva, macho ou fémea, durante o desenvolvimento do embrião para feto.

Na essência os orgãos sexuais de ambos os géneros têm uma origem única, sofrendo uma metamorfose ao longo do seu desenvolvimento, que irá determinar toda a condição do indivíduo. O recolhimento dos testículos para o interior do baixo ventre dá origem aos ovários, enquanto o pénis se atrofia até restar apenas um clítoris (descrição tosca e sintetisada, dum processo mais complexo mas que não vem ao caso).

Desde sempre trazemos em nós características de ambos os sexos, por mais masculinos ou femininos que nos queiramos assumir.
Cada vez mais percebemos isso, enquanto evoluimos como espécie. E desse modo, nos vamos moldando e incorporando os modelos distintos dessa dicotomia, que o processo evolutivo indica estar votada à dissipação.

Em termos socioculturais encontramos provas dessa evolução a todo o momento, nos membros das sociedades mais elaboradas e informadas. Cada vez mais os papeis padrão dos arquétipos feminino e masculino tradicionais vão perdendo o seu cariz de tabu, para serem indiferentemente experienciados por ambos os lados da dicotomia macho/fémea. Os homens já choram publicamente, com evidente orgulho da sua sensibilidade sentimental, assim como as mulheres enveredam por carreiras profissionais em desempenhos anteriormente exclusivamente reservados aos mais másculos indivíduos.

Nessa faceta evolutiva da Humanidade rumo à androgninia, os homossexuais são os prenunciadores do futuro, no modo como incorporam em si espontaneamente os modelos anteriormente antagonizados.

O caso de Thomas Beatie é ilustrativo da versatibilidade da Natureza e da sua capacidade de readaptação e reformulação. Essa qualidade associada ao engenho da Ciência humana, permite a ascenção do Ser Humano a níveis de evolução que o levarão até ao preâmbulo do surgimento da próxima espécie Humana. O Homo Sapiens levará a sua evolução até ao crepúsculo da sua extinção, que dará lugar à aurora do seu sucessor no imparável rumo evolutivo perene em todo o Universo.

Sem comentários: