quarta-feira, 6 de agosto de 2008

OS UNS E OS OUTROS

A toxicodependência é uma doença, tal como a depressão.

As perturbações fisiológicas que induzem à toxicodependência são de padrões semelhantes às que induzem à depressão. Não estou dizendo que uma e outra são a mesma coisa, mas sim que tanto uma como outra são patologias devidas a deficiente funcionamento de áreas específicas do cérebro. Tudo passa pelo funcionamento electro-físico-químico em que se baseia toda a actividade cerebral.

Estou descriminalizando os toxicodependentes? Sim, estou!
Estou descriminalizando os comportamentos criminosos a que podem chegar os toxicodependentes? Não! De modo nenhum! Todo o ser Humano é responsável pelos seus actos. A toxicodependência pode ser uma doença, mas os toxicodependentes não são dementes inimputáveis.

Ainda seguindo o paralelismo com a depressão (penso nas duas como doenças irmãs), tal como o indivíduo propenso à depressão procura ajuda clínica para se recuperar e tentar manter uma vida normal, também o toxicómano pode e deve fazê-lo. Embora essas disfunções sejam congénitas e, até onde a ciência humana sabe, irreversíveis, os seus efeitos podem ser atenuados e controlados.

Mas o universo da toxicodependência é um imenso antro de parasitas sem escrúpulos. E, esses sim, são criminosos completamente imputáveis e sem direito a apelo. Esses parasitas sociais são duplamente condenáveis. Eles se aproveitam duma deficiência alheia para satisfação da sua imensa ganância. E induzem todo o tipo de recursos criminosos para satisfação dos seus intentos, com todo o impacto negativo dos comportamentos anti-sociais, que estimulam para a concretização dos seus mercados.
Os mercados de droga são os mais disseminados pelo planeta e sustentáculo de imensas fortunas dissimuladas e ilegais. E como se isso não bastasse, para condenar as suas actividades, ainda contribuem grandemente para o financiamento e promoção dessa ignóbil e desprezível nova forma de guerra que é o terrorismo.

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

ManDrag
Sei do que estás a falar pois lidei com um problema de toxicodependência dum familiar próximo. Alguém que foi aliciado por traficantes aos 12 anos de idade junto ao colégio onde estudava.
Há fortunas que florescem surgindo do nada. E ninguém indaga!...

Abraço