sábado, 10 de janeiro de 2009

10000 EUROS

10000 Euros, o preço de uma pele de tigre. 

Os compradores e incentivadores do comércio ilegal de peles de grandes felinos asiáticos, nomeadamente o tigre e o leopardo indianos, são tibetanos abastados que insistem em preservar as suas tradições culturais, mesmo após o Dalai-Lama ter apelado para o fim dessas tradições absurdas e criminosas. 
Na tradição tibetana (que teve origem no seu passado obscuro de povo belicoso) a ostentação exibicionista de peles de grandes felinos, como ornamentos de vestuário, é uma afirmação de opulência e estatuto superior.
O tigre indiano encontra-se à beira da extinção devido ao crime organizado da caça ilegal, que tem levado à sua chacina maciça. 

Tal como o tigre, outras espécies de predadores de topo se encontram em risco de extinção, seja pelo valor das suas peles, seja para servirem de iguaria culinária. Como o caso do tubarão que é pescado vivo, são-lhe cortadas as barbatanas e depois lançado ao mar de novo, para agonizar até à morte.

Mas não só pela caça legal ou ilegal, os predadores de topo se encontram em risco de extinção. Com a expansão demográfica e o alastramento urbano, as áreas de caça dos grandes predadores vão ficando cada vez mais limitadas e insuficientes. A exploração intensiva dos recursos naturais, por parte da humanidade, tem levado a desequilíbrios ambientais altamente nocivos para a subsistência das espécies selvagens. 

Na Natureza cada elemento tem a sua função num grande sistema em equilíbrio. Ao se interferir nessa cadeia de eventos é quebrado um ciclo, como que sagrado, pondo uma variante de incerteza na sua recuperação.

17 comentários:

Alberto Pereira Jr. disse...

essa prática é ridicula memso.. é culutral, mas desagrega.. deveria ser revista

SILÊNCIO CULPADO disse...

ManDrag
Há cultural e cultural. Será que as touradas são culturais?
O respeito pela vida e pela dignidade não só humanas como dos animais deveria ser a preocupação central do mundo evoluído. Mas será que existe mundo evoluído?


Abraço

Serginho Tavares disse...

uma lástima que em pleno século XXI ainda exista algo assim. que o ser humano ainda se encontre em plena idade da pedra!
fico indignado com esses absurdos! onde se pode haver cultura em matar animais apenas para seu prazer??

um lindo texto amor
beijos

São disse...

Falaste ( muito bem, aliás) nos predadores, mas poderias tre abordado o rinoceronte, o elefante...
O que deveríamos analisar, parece-me, é de que é feito o animal racional!
Quente semana, que este gelo não se aguenta!!

Pedro disse...

inadmissivel!


abraço*

Luís Freitas disse...

É bem verdade. Mas não esquecer, também, o massacre diário de animais para alimentação humana. E, já agora, a sua relação com o efeito sobre o ambiente (http://br.geocities.com/sociedade.alternativa/impactos.html). Abraço.

ManDrag disse...

Salve! Alberto

De acordo, todas as tradições deverão ser revistas e contemporizadas. Apenas assim se evolui.
Prazer pela visita e comentário.

Salutas!

ManDrag disse...

Salve! Lídia

O mundo só poderá ser evoluído quando todos os seus cidadãos tomarem consciência de sua importância no todo e passarem a agir segunda a sua própria consciência, livre de apegos de usos e costumes tradicionalistas.

Abraço.

Salutas!

ManDrag disse...

Salve! Amor

É lastimoso sim, que ainda persistam tradições absurdas em nome de culturas milenares.
Se queremos evoluir temos de repensar e rever nossos comportamentos.

Beijos.

Salutas!

ManDrag disse...

Salve! São Amiga

Falei nos predadores pois foram o caso que me motivou a escrever o texto, mas não excluí nenhuma das espécies. Além de que os predadores são sempre entendidos pela gente comum como os maus da fita, pois não entendem a grande importância que eles têm no equilíbrio natural, nem tão pouco percebem que são os predadores as primeiras vítimas no desequilíbrio dos ecosistemas motivado pelos humanos.
Racionalidade, inteligência e cultura não são a mesma coisa. Antes fora.

Boa semana de sol.

Salutas!

ManDrag disse...

Salve! Angel

Inadmissível sim. Mas infelizmente real.
Prazer na tua visita.

Abraço.

Salutas!

ManDrag disse...

Salve! Luis

Óbvio que nunca iria excluir nenhuma espécie nem circunstância, embora me tenha referido a uma que é menos conhecida e divulgada, pois não interessa a muitas facções divulgá-la.
Obrigado pela indicação/divulgação do link.

Abraço.

Salutas!

Leandro Cordeiro disse...

Extremamente vergonhoso

ManDrag disse...

Salve! Lean

Vergonhoso sim e infame.

Beijos.

Salutas!

Pedro disse...

Amigo,

Vê o meu post de dia 16 Jan.

Abraço

regis-pereira.óleo/tela disse...

Blza?? simm eu vejo cada documentário que fico assim chocado com tanta crueldade, ou simplismente uma forma de diverçãop/ algumas pessoas, de der uma casa linda em um condominio fechado ,bem ao lado verde. Confesso que alguns desses documentários eu nem vejo por completo . Curti o seu blgs, curto esse tema. parabens , tenha uma boa semana!!

Anónimo disse...

É mais ou menos isto:

http://www.youtube.com/watch?v=RjHNGXAmA4k

apanhado no blog A rapariga que se apaixonou pelo amor.

Abraço