sábado, 5 de setembro de 2009

CONSTRUINDO

A maior carência social no mundo actual é Educação.

As carências, as desigualdades sociais e o atraso duma sociedade estão na razão inversa do seu nível educacional. Daí todo o projecto de renovação social deverá ter como propósito fundamental a implantação dum sistema de educação permanente para todo o corpo social.

A educação deverá ir além da escola, além do núcleo familiar. A educação deverá ser um cuidado permanente dos dirigentes e agentes do poder, assim como de todo o conjunto da sociedade. uma educação que estimule e modele todo o modus operandi da sociedade.

Para estabelecer um rico padrão educacional não basta legislar. "Já temos uma lei que salvaguarda..." "já dispomos duma lei que estabelece..." "já fizemos uma lei que define..." "já publicámos uma lei que protege..." Apenas fazer leis não é governar. Este mundo está cheio de paises com constituições e legislações ricas de humanismo e salvaguarda de direitos universais, mas que vivem em profunda injustiça e atropelo da lei.

O acto de bem governar implica acima de tudo a manutenção das melhores condições ideais de vida para todos. Isso alcança-se educando e definindo os ideais e projectos maiores, depois educando e regulamentando dentro pos padrões desses ideais, por fim eduacando e fiscalizando a aplicação da lei.

Educar deverá ser um propósito sempre presente na motivação dos governantes e de todos. Uma nação próspera constrói-se com a vontade e participação de todos, porque todos são parte integrante desse universo. A isso se poderá chamar Democracia!

6 comentários:

Serginho Tavares disse...

De fato. Não basta viver num mundo repleto de leis, isto já existe mas elas precisam se fazer presente em nosso dia a dia.

Amo te.

São disse...

A EDucação é a verdadeira mola do desenvolvimento.
è também um trabalho de Sísifo.

Um banquete de saudades te deixo.

BAU DO FAEL disse...

Bom amigão...

Obrigado pela visita no meu blog, e o comentario deixado...

Vou dar uma fuçada no seu agora...

bom fim de semana...abraço

São disse...

PARABÉNS A VOCÊ NESTA DATA QUERIDA

MUITAS FELICIDADES

MUITOS ANOS DE VIDA



UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO RECHEADO DE TUDO QUANTO FAZ UMA AMIZADE LONGA DE DÉCADAS!

São disse...

Votaste?

Abraços.

Lucemberg disse...

queira primeiro agredecer por ser meu seguidor.

acredito que não há consenso maior do que o da importância da educação, no entanto o nosso sistema pouco ou nada muda. ah utopia!!!

abraços amigo e boa semana