segunda-feira, 20 de abril de 2009

AMOR-PRÓPRIO

O sistema social vigente falha completamente na formação humana do indivíduo. Os pais relaxam o seu dever de formação dos filhos nos educadores-de-infância (primeiro) e nos professores (depois), sem que estes tenham a competência e condições de o fazer sozinhos. Depois há toda uma pressão de concorrência e formatação da criança num sistema que peca por se exceder em errados pressupostos de modos vida e felicidade.

A formação do indivíduo, desde criança, é negligenciada em detrimento da sua habilitação como agente produtor-consumidor, numa sociedade de perfil exclusivamente materialista. A plenitude do indivíduo é irrelevante perante a sua capacidade de servir os propósitos gananciosos do sistema.

Nada, nem ninguém, está preparado para estimular amor-próprio em qualquer um de nós. Sentimento fundamental para a formação plena do indivíduo e indutora de felicidade. Como disse o meu amigo Jorge Oyafuso "se a pessoa não tiver amor-próprio, ela não terá amor consistente para com outras pessoas, e tampouco saberá o que é amar" e o Amor é fundamental para alcançar a Felicidade.

Nesta Nova Era é tempo de todos assumirmos os nossos papéis individuais e colectivos na busca e aplicação de todo o conhecimento acumulado por milénios de evolução humana. A ideia pós-industrial do homem-máquina caducou. Impõe-se a assunção da condição universal e espiritual do Ser Humano. Temos de nos esforçar por fazer muito melhor do que estamos fazendo. O comodismo e conformismo desta sociedade ilusoriamente pró-hedonista é pernicioso no seu desleixo pelo cuidado na formação humana individual.

Temos de reaprender os ancestrais hábitos de reconhecimento e respeito por cada indivíduo como um ser humano. Apenas com o estímulo e apoio de toda a sociedade se criam indivíduos psicologicamente equilibrados e saudáveis, em plena vivência dum amor-próprio capaz de lhes inspirar a felicidade que contribuirá para uma feliz harmonia geral.


Dedicatória: À memória dum Amigo que nunca conheci, mas com cujo pensamento tenho convivido através da Amizade da sua filha, a minha Amiga São Banza.

5 comentários:

Serginho Tavares disse...

Desde que os pais começaram a delegar a educação dos seus filhos a terceiros em pró de melhores condições de vida temos crianças mal educadas e consequentemente jovens cada vez mais perdidos. Não generalizo porque alguns acabam tomando para si as rédeas de toda uma situação, mas é uma pena que cada vez mais vemos pessoas destruindo o que deveria ser enaltecido como valores básicos que se adquirem ao longo da vida presentes no meio em que vivemos.
Hoje temos toda uma estrutura familiar falida e é hora de se repensar tudo isto porque do jeito que está, o caos é cada vez mais iminente!










[te amo]

Jorge Oyafuso disse...

Oh, estou no texto! hahuashuashuuas

Que honra! ^^

Mas também complementando o primeiro comentário, eu diria que eu tomei as rédeas da situação.

Eu tive tudo, tudo, tudo em minhas mãos para me tornar um indivíduo maloqueiro. Tipo mano, mesmo.

Mas não. Sei lá o que me fez mudar, mas eu diria que foi uma PUTA D'UMA SORTE. A juventude está mesmo perdida. Não boto fé, e digo isso por tantos idiotas (sim, idiotas) que conheci e continuo a conhecer. Chuto o balde mesmo.

Acho que a maior culpa disso foi a sociedade, esta que relaxou e muito na nossa educação. E com muitos jovens da minha idade sem educação, sem moral e sem respeito, como serão os nossos filhos? Tenho medo de pensar nisso.

Alexa disse...

Sim belo texto eum bom alerta para os pais que delegam a educação para terceiros .Quando estes míudos srroaceiros e idiotas tiverem filhos como será?
um beijo

SILÊNCIO CULPADO disse...

ManDrag

Foi com alguma emoção que li na parte final do teu post essa referência à São, pessoa que admiro e que sinto de forma fraterna.
Relativamente ao post não podia concordar mais com ele. A crise de valores é uma crise que nos arrasta para o precipicio e se nós não criamos gerações capazes de respeitar o outro, que será dos anos vindouros?
Abraço

São disse...

OBRIGADÍSSIMA!!

QUE DEUS ESTEJA SEMPRE CONTIGO!

O meu abraço de muita amizade e consideração.

Se me permites, um abraço também para a nossa comum e querida Amiga LÍDIA.